03 setembro 2008

Sensibilidade...

Este fim de semana aconteceu algo que confesso há muito não me acontecia. Em conversa com um casal de amigos chegados de férias a dada altura ele vira-se para mim e diz:
ah, é verdade, queriamos falar contigo. Já vimos aquele teu filme preferido e digo-te que não o conseguimos ver até ao fim...
Fiquei algo espantada, primeiro porque não tenho um filme preferido, mas vários, e segundo porque não estava a ver a que filme se referia. Interroguei qual filme.
Ele: o teu preferido, aquele, que naquele jantar nao paravas de falar sobre...o teu preferido.
Mas eu não tenho um filme preferido. Vá, contem-me a historia para ver qual é. Confesso que estava com uma branca dada a quantidade de filmes preferidos e nenhum no topo.
Ele: um super estranho, muita violência.
Ela: não consegui ver até ao fim, mexeu comigo.
Alto! Funny games disse eu. Enquanto me ria claro. Que medo.
Ambos: Isso!
Mas o original ou a nova versão americana?
Ambos: a americana.
Ah então tem que ver o original (tinha-me esquecido que não o tinham conseguido ver até ao fim). Mas esperem, esse não é o meu filme preferido. Falei dele quando estavamos a falar de filmes que nos marcaram, e tal como tinha dito no dito jantar esses são o que eu chamo de "socos no estomâgo". Saio do cinema em estado catatónico. Uma lista pequena de filmes assim: Kids, Crash, Ondas de Paixão, Funny Games, Dogville, Ferro 3, e a lista não termina...

Uma reacção que tem vindo a acontecer de vez em quando. Aconteceu quando fui ao cinema ver o Crash com sala cheia, com a minha prima e o namorado que só não abandonaram a sala por minha causa. Isto quando a sala no final do filme encontrava-se a menos de metade, tendo havido imensas desistências. A partir daí seriam eles sempre a escolher o filme.

O ano passado uma amiga minha quis ver o Ondas de Paixão. Certo. Avisei-a. Vimos. Confesso que só o tinha visto no cinema e nunca mais, apesar de o ter em casa para quando o quisesse recordar. No final do filme tive que colocar um filme levezinho dado o estado algo preocupante da minha amiga.

Lembro-me que quando fui ver o Mulhand Drive a dada altura olho para a minha amiga ao lado que estava a afundar-se na cadeira e virando a cara de vez em quando. Nunca tinha visto um filme de David Lynch...ops, não sabia.

São filmes, são experiências. Algumas não voltei a repetir. Muitos dos "socos no estomâgo" não foram novamente visionados. Talvez porque tudo tem uma altura certa. Ou porque há alturas na vida em que nos relembramos das emoções e voila, o dvd e o vhs resolvem a questão. Mas agora talvez sozinha, ou com alguém que saiba à partida o que estará a ver...e talvez por estar mais velha há filmes que sabendo a temática, lendo ou vendo o trailer escolho por não os ver até ser a altura certa. Confesso que ainda não vi O Mar adentro, Hotel Ruanda, Babel...escolhas e sensibilidade...e bom senso.

2 comentários:

Pony disse...

Como te entendo... Tens de ver o "Irreversível", se é que ainda não viste. É o rei dos socos no estômago. Também gosto do 1408 e da grande maioria dos que referiste aí. Ah, e num registo diferente, o Massacre no Texas claro :)

Unknown disse...

filmes do lynch...hmmmm...no escurinho do cinema...se fossem mudos o soco era menor!
Nunca vi o ondas de paixão completo, nem o mar adentro, mas o hotel ruanda aconselho e o babel, bem, para ver, mas não há socos no estômago. Topo da lista dentro do género condição humana:crash e saló -os 120 dias de sodoma do pasolini.

lady, beijos :)